Dica de construção: Diferença entre ferro e aço
A construção civil usa diversos tipos de materiais, como madeira, cimento, areia, saibro, telhas e blocos cerâmicos, tijolos, ferro e aço, entre outros. Muitos materiais usados têm similaridades quanto a sua aplicação, ferro e aço, por exemplo. Mas qual a diferença entre eles, se é que existem?
Ferro
O ferro é um minério encontrado na natureza e por sua vez encontra-se em certa quantidade de mistura o que o torna pouco resistente a corrosão e a resistência. Ele foi muito usado no passado na sua forma tradicional até o descobrimento do aço.
Aço
Segundo o Instituto Aço Brasil (antigo Instituto Brasileiro de Siderurgia – IBS) foi com a Revolução Industrial que o aço passou a ser produzido em escala, isto graças a invenção dos fornos que permitiam corrigir as impurezas do ferro e ainda adicionar propriedades que o tornariam resistente ao desgaste, impacto e corrosão. Desta forma o aço é formado basicamente por ferro e carbono.
Nos Estados Unidos o aço desempenhou um papel significativo para o desenvolvimento das cidades que se verticalizaram com o uso em massa deste material, além de pontes, linhas de ferro e outras aplicações. Andrew Carnegie foi um industrial que revolucionou o mercado de ferro e aço com a produção em massa no final do século XIX e tornou-se um dos homens mais ricos de sua época ao lado de outros americanos como John D. Rockefeller, outro industrial que chegou a controlar 90% das refinarias de petróleo com a sua empresa, a Stand Oil Company e John Pierpont Morgan (J.P Morgan) um banqueiro que fez fortuna com a indústria da eletricidade nos estados unidos (GE – General Eletric).
Ferro e aço na construção civil
Na construção de uma casa usamos materiais de ferro e aço, alguns exemplos podem ser:
- Ferro: portas, janelas, barras de ferro, entre outros.
- Aço: Metais sanitários, torneiras, barras de aço para sustentação, entre outros.
Um forte abraço.
Equipe Guia3Lagoas.
http://www.guia3lagoas.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário