Páginas

sábado, 27 de abril de 2013

Brasil terá um computador por habitante até 2016


computador

Uma pesquisa feita pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), revelou que o Brasil tem hoje o equivalente a três computadores para cada cinco habitantes. A previsão é de que o país tenha um computador por habitante daqui a três anos.
“Estamos antecipando em um ano o que previmos no ano passado por conta do crescimento maior de unidades vendidas e o principal motivo são os tablets”, afirmou o coordenador da pesquisa, Fernando Meirelles. A pesquisa consultou um universo de mais de 5 mil empresas médias e grandes para analisar a utilização de tecnologia nas companhias.
Pcs-Brasil-02
No final de 2013, o número de computadores em uso no Brasil deve somar 118 milhões, o equivalente a três computadores para cada cinco habitantes, ou uma penetração de 60% em relação à população. Nos Estados Unidos, o índice é duas vezes maior (120%).
Segundo Meirelles, a escolha pelo sistema operacional Windows, presente em 98% das estações de trabalho, continua predominante ao longo do tempo no país. “Esse diagrama não muda há 5 anos”, disse. Já nos servidores, o uso do Windows chegou a 69%, o do Linux, 18% e Unix, 11%.
O navegador mais usado nas empresas, em 2012, foi o Microsoft Explorer (91%), seguido pelo Mozilla FireFox (7%). O correio eletrônico mais comum foi o Microsoft (73%), seguido pelo Lotus (12%), Linux Mail (6%) e Gmail (5%).
A maior parte dos computadores usados no Brasil são laptops, segundo levantamento da consultoria CVA Solutions. Pela primeira vez, os computadores portáteis superaram os desktops na preferência dos consumidores residenciais brasileiros, correspondendo a 55,6% dos equipamentos nos lares do país, contra 42,4% dos desktops e 2% dos tablets.
Fonte: idgnow

Nenhum comentário:

Postar um comentário